Morar em república, dividindo uma moradia, as contas, despesas,obrigações, conversas e diversão, é um momento único e muito rico na vida de qualquer jovem. Seja apenas estudando, ou trabalhando, esta é uma forma de viver em comunidade que deve ser tratada com muito carinho e respeito, pois por muito tempo os moradores da república são como umafamília, e a harmonia e bem estar entre todos deve prevalecer. Por isso, seguir algumas dicas básicas é muito bom para uma convivência tranquila:
- A primeira coisa é escolher muito bem onde e com quem você irá morar. Incompatibilidades de qualquer ordem nunca são bem vindas, sempre escolha pessoas e ambientes que combinem com você.
- Todos devem honrar mensalmente com as contas da casa, sematrasos. O ideal é uma pessoa ser a responsável por arrecadar odinheiro de todos e realizar o pagamento de contas como aluguel, água, luz, condomínio, etc.
- A limpeza é um item que normalmente gera brigas em repúblicas, por isso, é imprescindível que todos contribuam diariamente para aorganização da casa, principalmente das áreas comuns, como salas, cozinha e banheiros.
- Lembre-se de sempre lavar tudo que usou imediatamente, seja alouça do almoço todo, ou um simples copo ou prato. Lembre-se: se sujou, limpe na hora, não deixe para depois!
- Se a limpeza da casa não é feita por todos, convém contratar umadiarista semanalmente para fazer o serviço, assim, ninguém fica sobrecarregado.
- A comida e sua divisão ou compra conjunta, deve ser um item sempre conversado entre todos. Se cada um tem a sua comida na geladeira e despensa, isso deve ser respeitado e repassada esta informação às visitas. Nunca guarde comida escondida no quarto, isto é chato e passa uma imagem egoísta. Sempre converse com seus colegas para resolver qualquer impasse.
- Lembre-se que seus companheiros devem ter momentos de descanso etranqüilidade, portanto, combinar silêncio em horas determinadas é fundamental.
- Lembre-se sempre de zelar pela segurança da casa, nunca emprestando as chaves para amigos ou conhecidos, sem a prévia aprovação de todos os moradores.
Escrito por Mog em 07/06/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário